terça-feira, 4 de outubro de 2011

Motivação uma ferramenta simples para melhorar o desempenho empresarial e profissional


Marcos Magnum Bueno (Instituto Educacional de Castro – INEC) m.magnum@hotmail.com

Resumo:


Esse material tem como objetivo demonstrar a necessidade da aplicação de um modelo motivacional em uma corporação para a melhoria das condições de trabalho visando vantagens para o grupo e para o individuo nele inserido. O objetivo desse trabalho não é apontar uma ferramenta como referencia para a aplicação da motivação e sim demonstrar algumas das ferramentas existentes sem destacar qualquer preferência por alguma teoria aqui mencionada, podendo-se observar que existem varias teorias distintas, algumas com uma visão mais ampla e outras mais aprofundadas. A motivação esta presente em cada pessoa podendo se manifestar de maneiras diferentes de acordo com as vontades e ambições individuais, mais sabendo como influenciar essas vontades a empresa poderá melhorar seu ambiente e alcançar suas metas. Nesse trabalho também será exposto que não existe uma teoria exata a ser seguida, mais muitas teorias motivacionais na qual alguma deve se encaixar perfeitamente com os problemas percebidos pela empresa.


Palavras chave: teorias motivacionais, modelo motivacional, motivação


Abstract:


This material aims to demonstrate the necessity of implementing a motivational model of a corporation for the improvement of working conditions in order to benefit the group and the individual entered into it. The aim of this work is not a tool as a reference point for the implementation of motivation, but to demonstrate some of the existing tools without highlighting any preference for any theory mentioned here, can be observed that there are several different theories, some with a broader view and other depth. The motivation is present in each person may respond in different ways according to individual desires and ambitions, plus knowing how to influence those wants the company can improve its environment and achieve their goals. This work also exposed that there is an exact theory to be followed, plus many motivational theories in which some should fit perfectly with the problems perceived by the company.


Keywords: motivational theories, motivational model, motivation





1.0 - INTRODUÇÃO



Em uma sociedade competitiva é essencial que as empresas possuam um quadro de funcionários especializados e aptos para realizar as tarefas diárias mas apenas esses fatores não são suficientes para construir um grupo forte e unido, para se formar e se fortalecer essa união as pessoas envolvidas deverão estar trabalhando em prol de um objetivo conjunto, no qual todos deverão efetuar suas tarefas com dedicação. A motivação é uma ferramenta que ajudará a alcançar esse objetivo.

A psicologia é aplicada na administração com o intuito de melhorar a convivência dos indivíduos inseridos em uma corporação a fim de proporcionar um ambiente agradável e alcançar as metas propostas pelas empresas.

O motivo pelo qual levou a aplicação da psicologia na administração foi para aumentar a produção, observando o comportamento humano diante de varias situações vivenciadas no dia a dia, para verificar a relação dos sentimentos humanos em relação à produtividade empresarial. Pode-se observar que existem teorias adversas, pois alguns pesquisadores tomaram uma visão mais ampla, já outros resolveram se aprofundar em algum tema referente á motivação.

Não existe uma teoria exata a ser seguida e sim varias teorias na qual alguma poderá se encaixar perfeitamente para suprir a necessidade da empresa.

O tema da motivação no trabalho tem origem na psicologia. Muitas vezes, foi incorporado ao campo da administração sem o devido cuidado ou conhecimento. É raro o manual de administração que não reserve espaço para o enfoque motivacional, abordando-o de maneira superficial ou descontextualizada. (MAZZEI, 2007, p.140)

Esse material tem como objetivo demonstrar a necessidade da aplicação de um modelo motivacional em uma corporação para a melhoria das condições de trabalho visando vantagens para o grupo e para o individuo nele inserido.

O objetivo desse trabalho não é apontar uma ferramenta como referencia para a aplicação da motivação e sim demonstrar algumas das ferramentas existentes sem destacar qualquer preferência por alguma teoria aqui mencionada.


2.0 - Busca pela motivação

A motivação é a razão pela qual uma pessoa esta determinada a alcançar um objetivo que de certa forma o satisfaça, utilizando esse conceito podemos observar o porquê de as empresas estarem buscando uma equipe motivada ou uma ferramenta para motivá-la.

De acordo com Nogueira, Arnaldo J. F. Mazzei Teoria Geral da Administração para o Século XXI(pág. 136 São Paulo 2007) “O enfoque comportamental teve sua origem ligada a diversos aspectos: o movimento pelo bem-estar dos trabalhadores, o pensamento cristão e humanista, a evolução da psicologia aplicada à indústria, a importância dos grupos informais e sua dinâmica, os estudos sobre o fator humano e o comportamento dos gerentes e dos lideres das organizações.”

De acordo com Nogueira, Arnaldo J. F. Mazzei Teoria Geral da Administração para o Século XXI(pág. 136 São Paulo 2007) “No entanto o trabalho é uma situação especifica e intrincada, na qual as características pessoais defrontam-se com a natureza e as condições de trabalho definidas pelas organizações. Isso quer dizer que é difícil combinar o impulso e o desejo de cada pessoa com a situação de trabalho.”

A motivação deve partir do desejo individual de cada integrante de um grupo podendo ser ativada pelo ambiente no qual esta inserido, à medida que o grupo de trabalho esteja se entrosando a motivação de cada individuo do grupo será elevada, sendo assim os resultados serão mais rápidos e de maneira mais amistosa, mas para se obter esse estágio devem-se utilizar ferramentas que serão de extrema necessidade não só para dar um passo inicial, mas também para manter a motivação da equipe.


3.0 - Teorias motivacionais

Todas as empresas querem ter o melhor resultado possível no ramo no qual atuam, procuram ser a melhor sempre buscando os pontos fracos para poder fortalecê-los, e um dos fatores que mais preocupa é a mão-de-obra humana. As perguntas frequentes são: Como fazer com que o individuo realize as suas tarefas com dedicação? O que influencia esse individua a praticar uma ação?

Varias teorias motivacionais abordam essas questões de como e porque as pessoas exercem uma ação para alcançar um objetivo e os conceitos que fazem realizá-los, tais como, vontade, sonho, esforço, entre outros.

“Como alguns pesquisadores tomaram uma visão global e outros adotaram uma perspectiva mais específica, situacional, é difícil criar um esquema totalmente abrangente para simplificar o estudo da motivação.” (BOWDITCH; BUONO, 2002, p.39)

Algumas teorias que veremos nesse trabalho são apenas pequenas amostras das inúmeras abordagens na área administrativas, dividindo-se em pesquisas mais específicas e pesquisas mais complexas com a visão de um todo.

Segundo Arnaldo Mazzei Nogueira (2007, p.141) “No campo da administração, as teorias mais importantes resumem-se à teoria da hierarquia das necessidades de Maslow; a teoria dos dois fatores; e as teorias X e Y de Mc Gregor”.

Seguindo a ordem da citação de Arnaldo M. Nogueira, relatamos uma breve descrição sobre essas teorias.


3.1 - Teoria da hierarquia das necessidades de Maslow


Maslow Propôs uma pirâmide de necessidades humanas aonde começaria a base da pirâmide com as necessidades mais primitivas e chegaria ate o topo com as necessidades de auto-realização. Na qual a ordem seria estabelecida da maneira a seguir:

· Necessidades fisiológicas e de sobrevivência;
· Necessidade de segurança;
· Necessidade social;
· Necessidades de estima e prestigio;
· Necessidades de auto-realização.

Segundo Mazzei apud Abraham Maslow (2007, p.141) as pessoas são motivadas pela satisfação de suas necessidades onde segue-se uma estrutura desde as necessidades primarias ate a sua auto realização.


3.2 - Teoria dos dois fatores

Foi criada por Frederick Herzberg. Como o próprio nome já distingue esta dividida em duas partes que são os fatores motivacionais e os fatores higiênicos.

Conforme Arnaldo Mazzei Nogueira (2007, p. 142), os fatores higiênicos de Herzberg estão interligados as necessidades primárias, ou seja, a base da pirâmide de Maslow, já os fatores motivacionais estão relacionados ao topo da pirâmide. Essa teoria baseia-se principalmente no ambiente, e como o individuo alcança a motivação por meio da satisfação no trabalho.

Outra contribuição de Frederick Herzberg para a motivação foi á chamada rotação de cargos, onde os funcionários sentiriam-se mais motivados por conhecer funções diferentes, estabelecendo pontos de vista diferentes e modificando a rotina dos funcionários, tendo em vista o pensamento que as pessoas sentem-se motivadas com novos desafios.


3.3 - Teoria X e Y

Seu criador Mc Gregor criou duas teorias, X e Y, das quais são opostos uma da outra tendo como referencia duas visões distintas sobre o comportamento humano.

Numa extremidade, as crenças da teoria X tendem a levar os gerentes a pensar em termos de direção e controle rígido dos subordinados, visto que as pessoas são consideradas de um modo geral, como inerente preguiçosas, desprovidas de ambição e de desejo de assumir responsabilidades, egocêntricas, com tendência a agir contra as necessidades da organização e resistentes às mudanças. (BOWDITCH; BUONO, 1992, p.40)

Para a teoria x o gerente deveria impor uma maneira rígida de administrar os empregados já para a teoria Y o gerente poderia manter uma postura mais participativa.

Em contrapartida a essa visão um tanto negativa da natureza humana a teoria Y supõe que as pessoas são mais orientadas para o crescimento e o desenvolvimento, e não necessariamente irresponsáveis nem naturalmente resistentes as mudanças organizacionais. (BOWDITCH; BUONO, 1992, p.40)


4.0 – Plano e Metas

Estabelecer metas é importante para manter o grupo incentivado e ter sempre um controle para observar o avanço atingido de acordo com a que Mintzberg afirma:

O propósito de um plano é especificar um output desejado – um padrão – em algum momento futuro. O propósito do controle é avaliar se o padrão foi ou não alcançado. Assim o planejamento e o controle seguem juntos, como o provérbio do cavalo e da carroça: não pode haver controle sem planejamento, e os planos perdem sua influencia sem controles de acompanhamento. Juntos os planos e os controles regulam os outputs e, indiretamente o comportamento. (2003, p.89)

Um plano de ação pode ter seus problemas ainda direcionando o grupo e estabelecendo metas é essencial ter um controle, somente assim poderá de fato ver a necessidade de mudanças ou melhorias.


4.0 – Recompensas

As pessoas vêem a necessidade de recompensas para se sentirem motivadas a exercerem uma ação. Recapitulando já vimos que de fato a motivação é muito procurada pelas empresas por isso é interessante e extremamente útil verificar uma maneira pela qual o funcionário se sinta motivado.

Existem diversos tipos de recompensas que podem vir a ser uma excelente fonte motivacional, tais como, bom salário, planos de saúde, planos odontológicos, comissões, ou ate mesmo reconhecimento pelo trabalho executado, realizações pessoais e profissionais, isso nos leva a dois tipos de recompensas que estão divididas em recompensas intrínsecas e recompensas extrínsecas.


4.1 - Recompensa e motivação extrínseca

A recompensa extrínseca é baseada nos anseios esperados que nos passa em pensamento quando estamos exercendo uma tarefa, um exemplo é o salário, que após a execução do trabalho a recompensa será extrínseca por meio do salário recebido, comissões e o ambiente de trabalho agradável.

A motivação extrínseca tem a mesma linha de raciocínio que conforme Bowditch e Buono descrevem:

A motivação extrínseca refere-se essencialmente a um tipo de relação entre meios e fins, ou seja, adotamos certos comportamentos para receber (ou evitar) certos incentivos (ou punições) externos a uma certa tarefa. Assim, somos motivados a realizar a tarefa (meios) para receber a recompensa desejada (fins). (1992, p.53)

De acordo com essa citação a pessoa é motivada sendo por suas ambições a fim de recompensas, ou para evitar punições por sua falha em função das tarefas realizadas.


4.2 - Recompensa e motivação intrínseca

As recompensas intrínsecas têm muito a ver com o lado pessoal do individuo, com sua auto-realização, ou seja, a pessoa esta envolvida com o que gosta de fazer exercendo um trabalho por sua própria vontade, nem por isso deixando de pensar em recompensas extrínsecas, mas tendo paixão pelo seu trabalho e por suas funções.

A motivação intrínseca é o prazer por exercer a função gostando do que faz, é a motivação pelo trabalho em si.


5.0 - Inserindo um modelo motivacional

À medida que se observa a necessidade de aplicar um modelo motivacional, deve-se estudar a melhor maneira para efetuar esse procedimento, sabendo que a área motivacional é ampla existem vários estudos e pesquisas relacionadas ao assunto, diversas situações diferentes foram abordadas, existindo também, situações em que o individuo já esta motivado pelo seu trabalho em si.

As abordagens teóricas são distintas em vários aspectos, não tendo uma teoria que exemplifique todos os aspectos motivacionais, por isso para aplicar um modelo eficiente deve ser utilizado varias teorias, estudando de maneira especifica as necessidades da empresa. Qualquer organização pede criar um modelo especifico motivacional.



6.0 - Conclusão

A importância real de sermos cada vez mais produtivos tendo em vista um objetivo em conjunto nos leva a procura fonte de inspirações para percorrer o caminho rumo ás metas estabelecidas. Com esse trabalho foi possível observar que existem vários métodos e teorias aplicadas em relação à motivação.

Nas organizações, devemos lembrar o quanto é importante a realização das necessidades individuais e o quanto é importante ajudar as pessoas nesse processo, uma vez que a motivação delas depende e muito da possibilidade do alcance dessas necessidades por meio do trabalho. (PONTES, Benedito Rodrigues, 2005, p.94)

As teorias apresentadas nesse trabalho e tantas outras mais servem para demonstrar os amplos caminhos que podem ser tomados, a existência de vários modelos motivacionais explica a necessidade de estarmos em constante evolução, criando metas e motivando a equipe a cumpri-las.

Vários estudos e pesquisas com o enfoque motivacional auxiliam a tomada de decisões para obter um melhor rendimento. De acordo com Gagliardi apud Sun Tzu:

Evite a batalha ate que sua organização esteja certa da vitória. Você tem de estimar muitas vantagens. Antes que você entre na batalha, a análise da sua organização pode indicar que talvez você não vença. Pode ser que você conte com poucas vantagens. Muitas vantagens somam-se a vitória. Poucas vantagens somam-se a derrota. Como você pode conhecer suas vantagens sem antes analisá-las? Podemos saber onde nos encontramos através da observação. Podemos prever nossa vitória ou derrota por meio do planejamento. (2008, p.34)

Procure estudar seu planejamento, entenda seus subordinados estabeleça uma meta e motive-os. Uma equipe motivada enxerga oportunidades aonde algumas vêem apenas as barreiras e os obstáculos. Influencie sua equipe e torne-a motivada para alcançar o sucesso.


Referencias


BOWDICH, James L.; BUONO Anthony F., Elementos de Comportamento Organizacional. São Paulo: Pioneira Thompson, 1992.

NOGUEIRA, Arnaldo J. F. Mazzei, Teoria geral da administração para o século XXI. São Paulo: Ática, 2007.

PONTES, Benedito Rodrigues, Avaliação de desempenho: nova abordagem. 9.ed. São Paulo: LTr, 2005.

GAGLIARDI, Gary, Sun Tzu – A Arte da Guerra – A Arte da Administração Negócios. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2008.

MINTZBERG, Henry, Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. 2° Ed. São Paulo: Atlas, 2003

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