Trabalho, desenvolvido por: Aloizio Ziareski; Everson Silveira; Marcos
Magnum; Michel Zanon, e apresentado a disciplina de Empreendedorismo II, do
curso de Administração, 5º Periodo, da Faculdade INEC - Castro,
Professor Jorge Soistak.
O presente estudo busca investigar o
sistema de fomento a internacionalização de empresas nacionais por meio do apoio e
staff prestado as organizações que buscam emergir no mercado estrangeiro. Como
escopo de pesquisa foi proposto à ‘Apex - Brasil’ órgão instituído pelo governo
federal o qual tem como objetivo auxiliar empresas nacionais de grande, médio e
pequeno porte a iniciar a internacionalização de seus produtos por meio da
exportação. Pois constado que nos dias atuais com a globalização e a
aproximação dos mercados surge um cenário no qual a concorrência cada vez mais
acirrada incita o empreendedor a buscar formas, métodos e sistemas de expansão
de seus negócios nesse contexto surge a ‘Apex – Brasil’ que atualmente é o
instrumento ideal para apoio na investida no mercado externo. Para produção
deste trabalho foi utilizado o método exploratório por meio de pesquisa
aleatória. Em resumo este trabalho tem por objetivo esclarecer e ampliar o
know-how acerca do Fomento a Exportação e
Internacionalização de produtos e serviços.
Palavras chave: Apex –
Brasil, Exportação, Internacionalização, Empreendedorismo.
Abstract
The present study investigates the development system the
internationalization of domestic companies by the staff provided support
and organizations that seek to emerge in the foreign market. As the
scope of research was proposed to 'Apex - Brazil' body established by
the federal government which aims to help national companies large,
medium and small size to start the internationalization of its products
through export. Because it featured today with the globalization of
markets and the approach appears a scenario in which the increasingly
fierce competition encourages the entrepreneur to seek ways, methods and
systems for business expansion in this context the 'Apex - Brazil' that
currently is the ideal tool to support the assault on the foreign
market. In producing this study we used the exploratory method by random
search. In summary this paper aims to clarify and expand the know-how
about the Internationalization and Export Promotion of products and
services.
Keywords: Apex - Brazil, Export, Internationalization, Entrepreneurship.
Keywords: Apex - Brazil, Export, Internationalization, Entrepreneurship.
1. Introdução
A globalização já
deixou de ser algo novo para se tornar realidade no dia a dia das empresas, com
a aproximação dos mercados surge um novo contexto com novas necessidades, pois
esta aproximação traz ao mercado novos concorrentes e com isso a competitividade
entre estas organizações, partindo deste ponto surge uma questão o que as
empresas devem fazer para transcender a concorrência e além de se preservar, emergir
no mercado? Esse questionamento nos incita a buscar métodos, modelos e formas
de expansão dos negócios, nesse contexto surge à exportação como método de expansão de um organismo empresarial,
para tanto existem órgãos que fomentam essas atividades comerciais e como
escopo deste estudo foi proposto à investigação da Apex do Brasil, sobre a qual
discorreremos neste trabalho.
A Apex do Brasil foi
criada a partir da necessidade de aquecer a exportação de produtos brasileiros,
tendo inicio em 21 de novembro de 1997 como Apex pelo decreto 2.398,
transformou-se em Apex – Brasil, pela Medida Provisória 106 de 23 de janeiro de
2003. No entanto sua função de staff auxilia as empresas de qualquer porte a
aumentar sua participação ou iniciação no mercado externo juntamente com as
SEBRAE’ s que prestam serviços tais como, capacitação e treinamentos de
pessoal, pesquisas de mercado e participação em feiras e seminários.
O método de trabalho da Apex –
Brasil é fragmentado em 19 setores diferentes de atuação no mercado, podemos
citar como exemplo: alimentos;
cosméticos; artefatos de borracha; couro; autopeças; flores e plantas
ornamentais; calçados, entre outros.
2. Apoio e Treinamento
A devida atenção com as empresas
atendidas por ela, dadas por meio de treinamentos possibilitam um melhor
entendimento do mercado e prepara a empresa para que seja uma forte concorrente
e esteja preparada para atingir o publico alvo, pensando em atender as
necessidades das organizações a Apex – Brasil utiliza-se de ferramentas para
desenvolver e preparar as atividades de exportação, como citado abaixo:
sensibilização, conscientização e
mobilização (seminários, workshops etc..);
missão de cultura exportadora
(visita a feiras, a importadores, pontos de venda etc.);
identificação de produtos com
potencial para exportar;
prospecção de mercados
(detalhamento de estudos de mercado);
treinamento e capacitação em
comércio exterior ;
treinamento e capacitação em
gestão das empresas;
adequação de produtos
(certificação, design, embalagem, etc.);
adequação de processos
(tecnologia, qualidade total, certificação ISO etc.)
3. Formas de Investimento.
É importante
ressaltar, que nas atividades comerciais de exportação, as empresas de diversos
setores da economia brasileira, devem traçar objetivos e estratégias
consistentes, para que se possam consolidar como exportadores no mercado
internacional.
Uma empresa, mesmo
que de grande porte, deverá ter a consciência de que conquistar novos mercados,
de maneira consistente e competitiva, pode ser uma tarefa árdua e muito
desafiadora. No entanto, isso pode demandar tempo (estratégia de médio a longo
prazo), e vai desde a pesquisa até a constituição de uma imagem sólida e
consistente da marca (Empresa).
Atualmente o governo
através da APEX-Brasil, vem contribuindo com os consórcios de exportação e
liberação posterior de recursos para sua promoção. Cabe lembrar que também são
desenvolvidas parcerias com entidades de classe empresarial e outras
instituições sem fins lucrativos sempre visando à promoção das exportações.
Consórcio de
exportação é um sistema criado para viabilizar a exportação de micro, pequeno
empresas e até mesmo de médias empresas. Consiste na união de várias empresas
para ratear as despesas aduaneiras e os custos nas participações de feiras .É
um agrupamento de empresas com o mesmo interesse , ou seja, exportar. Dessa
forma, reúnem-se em uma entidade estabelecida juridicamente sem fins
lucrativos, na qual as empresas participantes têm maneiras de trabalho
conjugado e em cooperação, com vistas aos objetivos comuns de melhoria da
oferta exportável e de promoção de exportações.
No entanto, os
membros de um consórcio de exportação, têm que entender que esta cooperação
deve prevalecer sobre a competição, afim de ter acesso a mercados chaves e ás
últimas tecnologias.
As principais
vantagens deste mecanismo de cooperação são as seguintes: a redução dos custos de
exportação através de despesas rateadas entre as empresas; redução dos riscos
ligados a venda; maior poder de negociação com fornecedores e compradores;
ampliação da escala de produção; ganhos na eficiência; absorção de novas
tecnologias de produção de forma conjunta; aprimoramento do processo de gestão
e produção; acúmulo de conhecimento; aumento de conhecimento em marketing
internacional; maior poder de negociação com fornecedores e compradores;
aumento da competitividade perante os concorrentes nacionais; efeito moral
(motivador) sobre as empresas participantes; possibilidade de criação de uma
marca forte; realização de brand; catálogos e sites na internet em conjunto;
diminuição dos custos de cada empresa por atividade promocional ; sinergia nos
transportes; diversificação geográfica da exportação; dentre outras.
Já as desvantagens
estão ligadas a certos cuidados que o consórcio tem que ter como:
comportamentos individualistas e preocupação de que outro consorciado obtenha
mais vantagem durante as atividades; permanência de segredos industriais entre
os participantes; falta de profissionalismo dos gerenciadores do consórcio; mau
planejamento; postura de visualização da exportação como estratégia de curto
prazo (empresários que visam apenas lucros imediatos); considerar o consórcio
apenas como válvula de escape de crises internas; inexistência de confiança nos
trabalhos conjuntos; o número de empresas para um consórcio de pequenos
produtores, ser muito maior do que quinze; a rivalidade e a concorrência extrapolarem
o mercado interno.
4. Responsabilidade Social
A Apex apoia o
movimento cinematográfico nacional por meio de investimentos no projeto Cinema do
Brasil idealizado pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São
Paulo (SIAESP), em 2006 somam-se a esses a Secretaria do Audiovisual do
Ministério da Cultura para a implantação do Programa, Departamento Cultural do
Ministério das Relações Exteriores e a ANCINE – Agência Nacional do Cinema.
Este projeto tem como
objetivo ampliar a participação do audiovisual brasileiro no mercado
internacional, oferecendo as empresas associadas apoio logístico e estratégico
para que elas possam realizar coproduções e abrir mercados para a distribuição
da sua produção, valorizando assim a imagem da indústria cinematográfica
nacional no exterior (Cinema do Brasil).
Verificando esse
incentivo dado pela Apex a este movimento destaca-se novamente o seu objetivo
primário que é o desenvolvimento da internacionalização de empresas nacionais,
neste projeto fomentando o cinema nacional
5. Curiosidades
O objetivo principal
da Apex – Agencia Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos é o de
fomentar as empresas nacionais que tem como objetivo buscar a
internacionalização de seu serviço ou produto pode-se confirmar isso por meio
de suas políticas institucionais;
Missão
A Apex - Brasil
trabalha para desenvolver a competitividade das empresas brasileiras,
promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos
estrangeiros diretos.
Estratégia de Atuação
Instância de
formulação estratégica e apoiadora técnica, a Apex-Brasil atende empresas de
todos os portes, com foco nas pequenas e médias, e em todos os estágios de
maturidade exportadora, com foco no fortalecimento de setores estratégicos para
o desenvolvimento e a competitividade do Brasil. A agência apoia atualmente
mais de 12 mil empresas de 81 setores da economia brasileira. Em 2011, essas
empresas - 14 da área de serviços e 67 de produtos - foram responsáveis, por
21,24% das exportações da indústria brasileira.
Objetivos
A Agência trabalha
para inserir mais exportadores no mercado internacional, diversificar e agregar
valor à pauta de exportação brasileira, aumentar o volume comercializado,
consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados
para os produtos e serviços brasileiros.
Foco na
competitividade
Com o objetivo
aumentar a competitividade da indústria brasileira no concorrido mercado
global, a Apex-Brasil desenvolve ações de incentivo às empresas brasileiras
visando à busca permanente por inovação tecnológica e agregação de valor aos
produtos e serviços brasilerios, com ênfase para fatores como design e
sustentabilidade, entre outros.
Atração de
investimentos produtivos
A Apex-Brasil
coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED)
para o país, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e
garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo de
investimento no Brasil. Foco em setores estratégicos para o desenvolvimento e a
competitividade do Brasil e objetivos como a transferência de tecnologias
inovadoras para o setor produtivo brasileiro.
Inovadoras
plataformas de negócios
Ações tradicionais de
promoção comercial e inovadoras plataformas de relacionamento e negócios,
sempre orientadas por estudos de inteligência comercial e competitiva e
desenvolvidas pela Apex-Brasil, abrem novas oportunidades para as empresas
brasileiras no exterior com significativos resultados de negócios. Projeto
Fórmula Indy, Projeto Brasil Trade, Projeto Carnaval são algumas dessas
plafatormas inovadoras. Conheça mais sobre esses projetos nos links abaixo.
O Brasil Trade Guide (BTG)
visa aproximar compradores estrangeiros de trading companies brasileiras
especializadas em determinados produtos ou mercados. O BTG contribui também
para que micro, pequenas e médias empresas possam identificar empresas
comerciais exportadoras que facilitem seu acesso aos mercados externos. Dentre
as vantagens oferecidas pelas empresas comerciais exportadoras brasileiras,
destacamos:
Relações comerciais: conquista e manutenção de
clientes estrangeiros.
Contratos internacionais: segurança jurídica dos negócios
realizados.
Operações financeiras: neutralização de riscos
financeiros decorrentes dos negócios.
Operações logísticas: movimentação de mercadorias com
a melhor relação custo/benefício.
Procedimentos aduaneiros: gerenciamento de processo na
aduana de origem e/ou destino.
Controle de processo: realização de ações operacionais
que efetivem o fechamento de negócios.
A Apex-Brasil apoia,
atualmente, mais de 13.000 empresas de 80 segmentos da economia brasileira que
exportam para mais de 200 mercados, por meio de iniciativas realizadas em
parceria com setores produtivos e embasadas em estudos de inteligência
comercial e competitiva com o objetivo de orientar as decisões das empresas
nacionais sobre o ingresso em mercados internacionais.
A Agência organiza
ações de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de
negócios e apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras
internacionais e à presença de compradores estrangeiros e de formadores de
opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira.
Os Centros de
Negócios estão estrategicamente localizados na Ásia (Pequim - China), Oriente
Médio (Dubai - Emirados Árabes Unidos), América do Norte (Miami - EUA), América
Central e Caribe (Havana - Cuba), Europa Ocidental (Bruxelas - Bélgica), Leste
Europeu (Moscou – Rússia) e África (Luanda - Angola). Em Bruxelas, funciona
também o Brazilian Business
Affairs (BBA), escritório da Apex-Brasil em parceria com a
Confederação Nacional da Indústria (CNI), que acompanha as tendências e
deliberações da União Europeia.
A Agência também
coordena os esforços de atração de investimentos estrangeiros diretos (IED)
para o país, trabalhando na identificação de oportunidades de negócios e
garantindo apoio ao investidor estrangeiro durante todo o processo no Brasil. O
objetivo é atrair capitais produtivos de empresas estrangeiras que possam
incorporar inovações tecnológicas e novos modelos de gestão de negócios e
adensar cadeias produtivas.
Na cooperação
internacional, a Apex-Brasil preside a Associação Mundial das Agências de
Promoção de Investimentos (WAIPA) e a Rede Ibero-Americana de Organismos de
Promoção Comercial (REDIBERO)
Em 2009, a
Apex-Brasil foi eleita pelo Banco Mundial como a 2ª melhor agência em
atendimento ao investidor entre 181 instituições de todo o mundo, conquistando
o topo do ranking
da América Latina e Caribe e o segundo lugar geral no quesito “informação aos
investidores”.
Em 2010, a Agência
foi premiada com o TPO Network
Award como melhor agência de promoção comercial entre os países em
desenvolvimento.
6. Conclusão
Conclui-se que nas atividades
comerciais de exportação, as empresas de diversos setores da economia
brasileira, devem traçar; objetivos e estratégias consistentes, para que se
possam consolidar como exportadores no mercado internacional nesse contexto
surge um efetivo instrumento de fomento a internacionalização de serviços e
produtos ofertado pela Apex – Brasil que é o Consórcio de exportação, um
sistema criado para viabilizar a exportação de micro, pequenas empresas e até mesmo
de médias empresas o qual facilita a entrada de empresas nacionais em mercados
estrangeiros
7. Referencias
Cinema
do Brasil; disponível em: http://www.cinemadobrasil.org.br/2012/quem-somos.php?lang=pt;
Acesso em: 01/06/2012
Apex
do Brasil; disponível em: http://www.apexbrasil.com.br/portal/publicacao/engine.wsp?tmp.area=526&tmp.texto=87;
Acesso em 01/06/2012.
A
ENTRADA DO BRASIL NO MERCADO MUNDIAL DE VINHOS: ANÁLISE
DAS POLÍTICAS DE PROMOÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DA APEX-BRASIL. Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=Estudo+de+caso+apex+brasil&source=web&cd=7&ved=0CFcQFjAG&url=http%3A%2F%2Fprope.unesp.br%2Fxxii_cic%2Fver_resumo.php%3Farea%3D100044%26subarea%3D12567%26congresso%3D30%26CPF%3D35055741805&ei=HBaOT5bkAsXX0QGQrs2wDw&usg=AFQjCNEy5N3S7n7FvYyoJDALsSxQViocNQ&cad=rja;
Acesso em: 01/06/2012;
CONSORCIO
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em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-30012007-190423/pt-br.php
Acesso em 19/04;
CONSÓRCIO DE EXPORTAÇÃO COMO
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Acesso em: 26/05/2012.
CONSÓRCIO
DE EXPORTAÇÃO: Estratégia Para Internacionalização De Médias E Pequenas Disponível
em: empresas http://www.aedb.br/seget/artigos09/548_286_Consorcio_de_Exportacao_Estrategia_para_Internacionalizacao_de_Medias_e_Pequenas_Empresas.pdf;
Acesso em 19/04;
ESTRATÉGIAS
DE MARKETING EM CONSÓRCIOS DE EXPORTAÇÃO: Formulação De
Hipóteses A Partir De Estudos Empíricos Na Indústria Têxtil E De Confecções No
Brasil Disponível em: http://www.unifae.br/publicacoes/pdf/IIseminario/organizacoes/organiacoes_05.pdf; Acesso
em: 19/04.
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